NOTÍCIAS

Semana Internacional do Café 2016 aponta oportunidades para os produtores

por Revista Cafeicultura:

A taxa de expansão do consumo interno de café está prevista para 2,9% entre 2016 e 2017, e 1,5%, no mundo. Um cenário bastante promissor para novos empreendimentos. Por isso, as tendências do mercado e oportunidades de negócios serão debatidas por toda a cadeia produtiva do setor durante a quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016). O evento acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, entre 21 e 23 de setembro.

A proposta é incentivar os produtores a conquistar as fatias de mercado que estão surgindo, com a oferta, principalmente, de um artigo de excelente qualidade. “Temos condições de ocupar esses espaços. No entanto, é preciso se adequar: reduzir custos, investir em capacitação e ampliar a competitividade. O consumo, além de crescente, está em transformação. A indicação, na maioria dos casos, é não se manter apenas como vendedor de commodity”, esclarece o diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita.

Nessa perspectiva, um segmento que se destaca é o de cafés especiais, realidade no país e no mundo, mas que ainda representa apenas 20% da safra nacional. Além disso, há mercados emergentes a serem explorados, como o Leste Europeu, China e Índia. “A principal bebida deles é o chá, porém tem aumentado a aceitação do café, embora de forma ainda incipiente, nesses dois países orientais. Precisamos trabalhar para  consolidar nosso produto por lá”, acrescenta o assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), Niwton Castro Moraes.

Serviço: Semana Internacional do Café 2016

Data: 21 a 23 de setembro

Horário: das 11h às 20h

Local: Expominas, em Belo Horizonte

Programação completa: www.semanainternacionaldocafe.com.br

Notícias Relacionadas