NOTÍCIAS

Starbucks planeja conquista da Itália

por O GLOBO, COM REUTERS:

MILÃO – Conhecida pelo apego ao preparo primoroso de café, a Itália é uma das últimas fronteiras a serem rompidas pela Starbucks. Dizia-se até que a rede de cafeterias nunca pisaria na bota italiana, porque os consumidores estão acostumados ao espresso: curto e forte, engolidos em um gole ou dois no balcão, com custo consideravelmente menor que as bebidas da rede americana.

Agora, parece que as resistências estão caindo.

A rede americana, que é a maior do mundo no setor, está em negociações, conforme o jornal “Corriere della Sera”, com o empresário Antonio Percassi. Com sede em Bérgamo, nas proximidades de Milão, o grupo Percassi é dono da cadeia de cosméticos Kiko, com mais de 700 lojas em toda a Europa e nos Estados Unidos. Também tem um acordo de franquia, para a Itália, com a Victoria´s Secret.

Seria uma volta e tanto para a Starbucks: o presidente e diretor executivo da companhia, Howard Schultz, escreveu, certa vez, que teve sua primeira inspiração para abrir uma cafeteria numa visita a Milão, admirando a cultura da cidade em torno das pequenas xícaras. Desde então, abriu lojas em dezenas de países. Mas a Itália, apesar de ter o sétimo maior consumo per capita de café na Europa, ainda era um território onde nunca se aventurou.

Se a Starbucks de fato se lançar no desafio, seria a segunda grande marca americana a tentar a sorte numa seara em que os italianos têm longa tradição. Neste mês, a rede de pizzarias Domino´s abriu uma unidade em Milão.

A expectativa é que um acordo entre a Starbucks e o grupo Percassi seja assinado até o Natal. O porta-voz da rede americana, porém, não confirmou a informação: “Rumores e especulações, apenas. Não temos nada a dizer”.

Notícias Relacionadas