Voltar
Temperatura despenca e Franca registra geada

Categorias:
Temperatura despenca e Franca registra geada
por Comércio da Franca:
A temperatura despencou no último fim de semana em Franca e, na madrugada de domingo para segunda-feira, geou em algumas partes da cidade. Em alguns pontos, como na rua Alcides Gomes Neto, no Jardim Paulistano, geou. Os moradores registraram, com imagens, o gelo que se formou em cima de carros, casas e também nas plantas. Em Pedregulho, Cristais Paulista, Jeriquara e nas mineiras Claraval e Ibiraci, plantações também amanheceram cobertas por gelo.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), por volta das 6 horas da manhã de ontem, os termômetros marcavam 7,5ºC em Franca, mas a sensação térmica chegou a menos de 4ºC em alguns pontos da cidade, o que provocou a formação de gelo.
“Essa oscilação na temperatura é esperada para a estação, por isso, é comum a passagem de frentes frias. Nesse fim de semana uma massa de ar frio, vinda de Minas Gerais e Espírito Santo, chegou e o frio voltou com tudo. Por problemas na nossa estação, a temperatura mínima que registramos foi 7,5ºC, mas acredito que ela tenha chegado a 4ºC e 3ºC, com sensação até inferior a isso”, disse a meteorologista Helena Balbino.
Nos próximos dias o frio deve continuar, especialmente à noite e de madrugada. A temperatura, que na semana passada chegou a ultrapassar os 33ºC, não deve passar dos 22ºC. Durante o dia, o sol aparece e a umidade do ar cai.
“Os francanos devem se preocupar com a umidade do ar, que nesses dias ficará abaixo do ideal e, à tarde, não passará dos 20%. O vento fraco e o sol forte contribuem para essa situação”, completou Helena Balbino.
Prejuízos
A geada acabou trazendo prejuízos para o engenheiro agrônomo João Artires Moraes Ornelas. Com plantações de café em Jeriquara, ele ainda não conseguiu contabilizar o que perdeu em com o frio registrado na madrugada de ontem. “As folhas acordaram cobertas de gelo, mas demora uns três dias para que realmente consiga contabilizar os danos na plantação”, disse Ornelas.
Outras Notícias