NOTÍCIAS
Torrefadoras dos EUA se voltam ao Brasil em busca de café robusta
por Cafépoint:
As torrefadoras de café dos Estados Unidos começaram a substituir os grãos do maior produtor de café robusta, o Vietnã, com o chamado café conilon do Brasil. A mudança vem ocorrendo após esses oferecerem um desconto raro no preço com relação aos seus concorrentes asiáticos, disseram comerciantes e torrefadoras dos Estados Unidos.
Essa mudança nos últimos meses veio quando as exportações vietnamitas alcançaram o menor nível em cinco anos, à medida que os preços futuros mais fracos do robusta levaram os produtores a acumular o produto, mantendo os diferenciais elevados. As torrefadoras, então, mudaram para o Brasil, que produz a maioria do café do mundo, mas é mais conhecido por seus grãos arábica de maior qualidade.
A onda de interesse pelo conilon brasileiros veio à medida que a colheita de 2015/2016 entra em curso em meio às preocupações sobre se a colheita de robusta foi prejudicada pelo clima seco em janeiro na principal região produtora de conilon, o Estado do Espírito Santo.
Agora, o Real fraco tem estimulado os produtores brasileiros a vender o estoque remanescente de robusta das colheitas anteriores, pressionando os diferenciais e levando ao aumento nas exportações. “Esses são os robustas mais baratos do mundo”, disse um comerciante americano.
Os grãos robusta vietnamitas classificação 2 estão atualmente sendo comercializados a um preço médio de 12,5 centavos por libra nos preços para julho no ICE Futures em Londres, seus maiores níveis desde outubro de 2013, após serem comercializados a 9 centavos em dezembro.
O premium aos futuros aumentaram até agora nesse ano à medida que os baixos preços futuros levaram os produtores a acumular as ofertas, levando as exportações vietnamitas a declinarem para seus menores níveis desde 2009/2010 para o período de seis meses que começou em outubro de 2014.
Os diferenciais do conilon brasileiro estão atualmente entre 3-5 centavos por libra abaixo dos grãos do Vietnã, ou cerca de 8 centavos por libra sobre os futuros.
Historicamente, os conilons eram comercializados a um premium com relação às variedades asiáticas, com os diferenciais alcançando até 20 centavos por libra sobre os futuros. Isso mudou à medida que a disponibilidade aumentou: o Brasil exportou 3,8 milhões de sacas de 60 quilos de robusta no ano que terminou em fevereiro, mais que as 1,5 milhão de sacas no mesmo período do ano anterior, mostraram dados da Organização Internacional de Café (OIC).
Os altos preços de mais de US$ 2.500 a toneladas em 2011 encorajaram novos plantios no Espírito Santo, levando a uma colheita de 17 milhões de sacas em 2014/2015. As estimativas para 2015/2016 variam amplamente, indo de 11,2 milhões a 17,7 milhões de sacas.
A reportagem é da Reuters / Tradução por Juliana Santin
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)