NOTÍCIAS

Variedades de café com nomes de pássaros voam alto na produtividade

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

Postado em 31/07/2020

Diversas novas variedades de café lançadas nos últimos anos e que receberam nomes de pássaros tem apresentado, nos campos de experimentos e nas lavouras, bom desempenho produtivo, superior aos padrões mundo novo e catuaí, além de combinarem a característica de resistência a doenças. Esse conjunto de variedades foi desenvolvido pelo programa de melhoramento genético do ex-IBC e da Fundação Procafé, para dar alternativas aos técnicos recomendantes e aos produtores na indicação e na adoção de diferentes cultivares, conforme a condição em cada região e sistema de manejo adotado.

Capitaneadas pela cultivar arara, já com grande aceitação pela sua elevada produtividade, resistência e boa qualidade dos frutos, outras vêm despontando também com características adequadas para plantio. Dentre essas, podem ser citadas as cultivares guará, azulão, acauã, asa branca, rouxinol, saíra, japy, graúna, sabiá, beija-flor e anuai, todas com boa resistência à ferrugem, bom vigor e produtividade elevada.

As cultivares azulão, acauã, asa branca, beija-flor e anuai têm se mostrado mais tolerantes a estresses hídricos, sendo indicadas, com prioridade, para regiões mais quentes e secas. A beija-flor tem maturação bem precoce em seus frutos. A cultivar japy, pela sua boa tolerância à Phoma, é indicada para áreas de altitudes mais elevadas e com maior umidade, na cafeicultura de montanha, sendo adequada para plantios adensados. A cultivar saíra, além de produtiva e resistente, resulta em cafés de superior qualidade e tem fatores SH2SH3, de resistência duradoura à ferrugem. A cultivar graúna, um híbrido de acauã, e a cultivar sabiá têm sido campeãs de produtividade nos ensaios. A rouxinol, de alto vigor, tem aparecido ultimamente com boas características produtivas.

Além disso, as últimas gerações da cultivar siriema, que logo estarão disponíveis, estão combinando resistência múltipla ao bicho mineiro e à ferrugem, além de boa produtividade.

Pode-se observar, assim, que estas novas variedades nomeadas como nossos pássaros, para facilitar seu reconhecimento, oferecem características importantes e diferenciadas para compor áreas em novos plantios. A Fundação Procafé possui um sistema de fornecimento de sementes de alto padrão desses materiais.


Cafeeiros guará na primeira safra, em Coromandel (esq.); e graúna na terceira safra, em Varginha (dir.)


Cafeeiros da cultivar saíra na 3ª safra, na FEX Varginha (esq.); e siriema da última geração na 1ª safra, em Coromandel (dir.)

Notícias Relacionadas