NOTÍCIAS

Vendas de café caem 3%, embora canadenses ainda visitem cafeterias

por CaféPoint:

Os canadenses estão pedindo menos café, mas ainda estão visitando as cafeterias, de acordo com uma pesquisa do NPD Group. O número de porções de café consumidas fora de casa declinou 3% no ano passado, enquanto o número de visitas às cafeterias permaneceu quase o mesmo.

Para redes de café como Starbucks e Tim Hortons e restaurantes que passaram também a ter negócios de café, como McDonald’s, isso forçou uma mudança na estratégia, disse o vice-presidente executivo de serviços alimentícios do NPD Group, Robert Carter.

“O mercado no Canadá é desafiador e tem sido relativamente estagnado. Para operadores como Starbucks, McDonald’s e Tim Hortons crescerem, precisam olhar além de suas ofertas principais e descobrir para onde podem expandir para atrair mais clientes em suas lojas ou dar aos clientes uma razão para virem várias vezes em um dia”. Os canadenses gostam de ir às cafeterias, mas às vezes, estão buscando mais do que apenas uma xícara de café, conclui Carter.

Na Starbucks, a necessidade de manter os clientes voltando mais frequentemente levou ao plano de começar a servir álcool. Isso transformou a rede em um café mais estilo europeu, que serve café e álcool. Já na Tim Hortons, há planos em andamento para uma reformulação completa dos itens servidos no cardápio.

Os canadenses bebem 2,1 bilhões de porções de café por ano, o que os coloca em segundo lugar, perdendo apenas para os italianos no consumo de café em restaurantes, disse Carter. Porém, eles estão mudando seus gostos, saindo do tradicional café preto para os cafés especiais.

Nos últimos quatro anos, as porções de café tradicional caíram a uma taxa de 2%, enquanto as porções de cafés especiais quentes cresceram em 4% e as porções de cafés especiais gelados aumentaram em 8%, de acordo com a pesquisa do NPD.

Os Millennials estão direcionando a demanda por bebidas especiais. Eles começaram a beber café mais jovens que seus pais – com a idade de cerca de 16 anos e adoram as bebidas doces à base de café oferecidas nas redes de restaurantes.

Uma das tendências de vendas de café em restaurantes é a popularidade das cafeteiras à base de cápsulas, disse Carter. “Há alguns desafios que os fornecedores de café como McDonald’s, Starbucks e Tim Hortons precisam se preocupar – um deles é o uso crescente de cápsulas em casa, que tem crescido dramaticamente nos últimos cinco anos”.

Essas cápsulas fazem com que os consumidores optem mais por beber um café em casa. Uma grande consequência do crescimento dos serviços de café de McDonald’s, Starbucks e Tim Hortons são as cafeterias independentes, disse Carter. Elas estão desaparecendo rapidamente à medida que as redes crescem.

“Eu acho que há um movimento em direção a operadores independentes premiums e ainda acho que há uma oportunidade para aqueles tipos de independentes que sobrevivem no atual clima, mas eles realmente precisarão ter um ponto único de diferença e isso deve ser: bebidas inovadoras”.

A reportagem é do http://www.cbc.ca / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas