NOTÍCIAS

Vendas de máquinas agrícolas crescem 4,9% em abril

por Revista Globo Rural:

Em abril, o setor de máquinas agrícolas comercializou 2.887 unidades. O número representa alta de 4,9% na comparação com março. Ainda assim, o total é 32,2% menor do que foi registrado no mesmo mês do ano passado, quando a indústria vendeu 4.255 máquinas. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e foram divulgados nesta quinta-feira (5/5) em São Paulo (SP).

Desde fevereiro, o setor de máquinas tem apresentado crescimento, ainda que tímido, mas com desempenho abaixo do ano passado. A produção também cresceu na comparação com o ano passado, mas é menor quando equiparada aos números do abril de 2015.

O resultado do mês passado foi puxado pelas vendas de tratores de rodas nacionais, com 2.619 unidades vendidas. Em segundo lugar estão as colheitadeiras nacionais, que somaram 117 unidades.

A entidade destaca dois fatores influenciadores para o crescimento das vendas em abril. O primeiro é o anúncio antecipado dos Planos Safra – familiar e empresarial. “É importante porque divulgam um pequeno acréscimo nos recursos de custeio e investimento, o que dá margem para o produtor prever tranquilamente seus gastos, já que tem recursos garantidos. Além disso, a taxa do Plano Safra atual pode acelerar alguns negócios”, disse Antonio Carlos Botelho Megale, novo presidente da Anfavea.

Notícias Relacionadas