Voltar
Vicofa prevê recuo de exportações de café do Vietnã

Categorias:
Vicofa prevê recuo de exportações de café do Vietnã
por Q10/Estadão Conteúdo:
As exportações de café pelo Vietnã tendem a cair na temporada atual, considerando que a colheita começou no país e que o volume estocado permanece alto, afirmou Doan Trieu Nhan, vice-presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa, na sigla em inglês). "Além das exportações, o Vietnã precisa incentivar o consumo doméstico, incluindo o desenvolvimento da indústria local de processamento de café", afirmou ele, em comunicado.
Segundo projeção do Departamento de Estatísticas do país, feita com base em dados das três primeiras semanas de outubro, serão embarcadas 95 mil toneladas de café neste mês (1,58 milhão de sacas de 60 kg), uma queda de 9,2% na comparação com setembro. Com isso, no acumulado do ano até outubro, as exportações devem totalizar 1,06 milhão de toneladas (17,7 milhões de sacas), queda de 28,9% na comparação com igual intervalo de 2014.
Enquanto isso, o Ministério da Agricultura do Vietnã estima que as exportações de café em outubro irão somar 84 mil toneladas (1,4 milhão de sacas), levemente abaixo das 87 mil toneladas (1,45 milhão de sacas) embarcadas em setembro. No acumulado do ano até o fim deste mês, o ministério projeta o embarque de 1,05 milhão de toneladas (,175 milhão de sacas), queda de 30% na comparação anual.
O Vietnã é o segundo maior produtor mundial de café, atrás apenas do Brasil. Considerando-se a variedade robusta, o país asiático lidera a produção global. Analistas afirmam que os agricultores do Vietnã estão segurando seus estoques à espera de uma recuperação das cotações no mercado internacional. De acordo com participantes locais, o volume armazenado da última temporada está entre 400 mil (6,7 milhões de sacas) e 500 mil toneladas (8,3 milhões de sacas). Fonte: Dow Jones Newswires.
Outras Notícias