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Você acredita mesmo que Alckmin desistirá de 27 novos pedágios no Estado?
por Site Jornal da Franca:
A proposta inicial é de eliminação dos pedágios previstos no Lote C do Plano de Concessão Rodoviárias que prevê novas praças no km 417 da Rodovia Cândido Portinari, em Cristais Paulista, no km 27 da Rodovia Ronan Rocha, em Patrocínio Paulista, e no km 35 da Rodovia Altino Arantes, em Batatais.
Os prefeitos da região, o deputado Roberto Engler e lideranças comunitárias lutarão para que o Governo de SP volte atrás em sua proposta.
O Jornal da Franca tem feito coberturas exclusivas e em tempo real sobre o tema, principalmente das audiências públicas realizadas na Capital, no último dia 26 e nesta segunda-feira (01/02), contribuindo para este importante processo de debate e convergência.
O Jornal da Franca torce para que não haja mais este sacrifício financeiro para nossa comunidade regional. Mas nos parece que toda reação agora em tela, veio por demais tardia.
Caso a situação não seja revertida haverá forte campanha contra o Governador Alckmin e o Deputado Engler nas próximas eleições.
Além disso, caso os pedágios sejam confirmados, os municípios exigem alguma espécie de compensação, como a realização de obras rodoviárias em vicinais e repasses do ISS – Imposto sobre Serviço, que a eventual operadora dos pedágios deverá recolher ao município-sede da praça, mas que seriam divididos entre os municípios cujos habitantes pagam pela passagem de ida e vinda.
Sem efeitos
Os protestos veementes do prefeito Marcos Ferreira, de Patrocínio Paulista, que chamou a implantação de pedágios como “estelionato eleitoral” do Governador Alckmin, do deputado Engler, que propagou a promessa de duplicação das rodovias “sem pedágio” e do vereador Marco Garcia, de Franca, que prega a paralisação das duas estradas nos dias 5 e 12 próximos, além da eliminação do Bloco C da concessão, num primeiro momento não surtem efeitos práticos.
A audiência desta segunda-feira, em Araraquara, onde a Artesp anunciou, pela 4ª vez, o seu Plano de Concessões Rodoviárias de 2016 não poderia resultar em nenhuma promessa crível por parte do Governo, mesmo porque não estavam lá, nem o Governador, nem o Secretário dos Transportes, e muito menos o Presidente da Artesp.
A pergunta dos políticos “mais pé no chão” era a seguinte após a audiência: que poderes têm os técnicos da Artesp que comandaram a reunião de Araraquara, para prometer que o Plano será revisto?
Embora importantes na Agência, lá estavam apenas pessoas de perfil técnico, sem nenhum poder de comando: Rafael Benini, diretor de controle econômico e financeiro; Rodrigo Pinto de Campos, diretor de assuntos institucionais; Theodoro de Almeida Pupo Júlio, diretor de investimentos e Rubens Cahin, diretor de operações do DER.
Todos ou nada
Se o Plano de Concessões Rodoviárias mudar será por decisão política. E aí, tanto Alckmin quanto seu secretário de Logística e Transporte, viverão o pior dos pesadelos políticos: cidades que receberiam outros 24 pedágios em todo o Estado também se sentiriam no direito de exigir o mesmo que a região de Franca. E aí o Plano de Concessões iria para buraco, definitivamente.
Faz parte do jogo
Marco Garcia e Roberto Engler agiram como políticos devem agir. Os prefeitos e vereadores se reuniram momentos antes das respostas às perguntas feitas pelo auditório da audiência pública, pressionaram e conseguiram que Engler, Marco Garcia, o prefeito Marcos Ferreira de Patrocínio Paulista e o presidente da OAB Patrocínio, Flávio Inocêncio Freiria, usassem da palavra, quebrando o regimento das audiências públicas.
Não é bem assim
Os técnicos, na realidade, não prometeram rever nada. Apenas informaram que as Audiências Públicas não decidem nada (como realmente não decidem, pois representam apenas uma das fases do processo). Será preciso muito mais que indignação, adjetivos agressivos, bloqueio de estradas e jogos políticos.
Alckmin e a eleição
É preciso dobrar Alckmin – que tem um sonho político de chegar ao Palácio do Planalto – de sua obrigação de modernizar a malha de estradas do estado que governa, cujos pedágios serão inaugurados justamente num ano político: 2018.
Tarifa menor
Alckmin, quanto a isso, tem uma carta na manga: as atuais concessões, feitas há 20 anos vencem justamente em 2018.
Haverá nova licitação. As concessionárias não terão mais que fazer investimento de duplicações, remodelações e etc. Terão apenas que manter o que já existe.
Assim, os custos serão infinitamente menores. As tarifas de pedágio podem baixar. E agradar alguém que hoje paga R$ 32.40 para ir e voltar de Franca e Ribeirão com uma redução deste valor é um bom negócio eleitoral.
Quanto aos novos pedágios, a promessa é de que as tarifas terão deságio, ou seja, serão mais baratas.
Façam suas apostas sobre o resultado deste jogo…
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